terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fiat Berlinette Stanguellini 1954


Desenhado pelo lendário Franco Scaglione, este carro marcante foi destinado a ser parte de uma corrida de carros pequenos coachbuilt usando propulsores de alto desempenho baseado em Stanguellini Fiat TV 1100. Com o seu estilo fastback, divisão da janela traseira, faróis integrados na grelha, e barbatanas traseiras, as ações do carro uma série de características da contemporânea série Alfa Romeo BAT, também feito por Scaglione para Bertone.



Em última análise, apenas um punhado desses carros foram construídos, e este carro particular foi destinado à Paris e Shows Auto New York. Seu primeiro proprietário foi Briggs Cunningham, que o comprou no New York Auto Show para sua esposa Laura. O segundo  proprietário foi Luciano Tonino, um italiano que se mudou para New Jersey e que continuou a ter laços estreitos com a família e amigos na Itália, e quem deu a seu irmão mais novo Alciente como presente de casamento em 1955. Este manteve o carro por 51 anos, vendendo-o para seu atual proprietário, em setembro de 2006. O carro estava completo e não restaurado, e o novo proprietário embarcou em um projeto excelente de quatro anos. O trabalho foi realizado por Joe Ventura Restaurações em San Diego, Califórnia, com motor e transmissão por Jere Brown. O carro foi mostrado no prestigioso Pebble Beach Concours d'Elegance em 2010, e em 2011, o carro foi mostrado no Concorso Italiano, onde o carro ganhou em Melhor Classe e Melhor da Exposição.





 Condição do carro é excelente, claro. A pintura foi concluída com os altos padrões necessários para competir em shows de alto nível, o painel e o acabamento interno é impecável. Os numerosos detalhes exclusivos estão muito bem preservados, cromados e acabamentos são excelentes. Vidro e lanternas perfeitos incluindo os faróis Marchal.





O interior está em perfeitas condições e é incrivelmente detalhado, a partir do painel de instrumentos belamente restaurado em metal forjado magnificamente e ricos detalhes em couro bege. A atenção aos detalhes e artesanato são evidentes. Os pára-sóis são o tipo de vidro delicado sombreado que é típico dos anos 1950. O estofamento em couro é lindo, como são as opções de instrumentos e volante.



O compartimento traseiro é igualmente bem detalhados, com carpete linda combinando com acentos de couro tan. Os pneus estepe de reposição estão ambos restaurados. O compartimento do motor é extremamente limpo e maravilhosamente detalhado com marcações corretas, bateria, reservatórios de fluido, buzinas a ar e filtro de óleo tipo cartucho.






É um carro verdadeiramente original com histórico excepcional uma peça fascinante é a história do automóvel e design italiano. Além disso, ele é um operador de boas-vindas a praticamente qualquer evento concrours importante no mundo, que foi maravilhosamente restaurado ao mais alto nível e é, portanto, irrepreensível.