HISTORIA DO VOLKSWAGEN
Quem não tem muito conhecimento automobilístico, certamente não relacionaria o nome Porsche ao de Volkswagen, e “ quando se cruza “ com um Porsche Carrera atual, nunca se imagina que aquela maravilha tem alguma coisa a ver com os “ fusquinhas “ que tanto nos fazem vibrar. Pois sinto decepcioná-los, porque Ferdinand Porsche foi o pai do Volkswagen, e, o “ Carrera “ é filho do “ Bezouro “. Tenho certeza que, agora quando olhar um Volkswagen, você vai fazer esta comparação de design e, quando acabar de ler esta pequena história olhará os “ Bezouros “ com outros olhos, e, entenderá a admiração e veneração que sentimos por eles.
O INICIO
Ferdinand Porsche nasceu em 1875, desde muito jovem já sentia paixão pelo mundo dos motores, fabricou seu primeiro protótipo com 25 anos, o Porsche - Lohner Chasie movido por motores elétricos. Porsche era um gênio, apesar de nem sempre desfrutar do apoio da indústria, sobretudo de seus empresários, porque com sua procedência humilde convivia mais com os trabalhadores, alem disso ele tinha em mente fabricar veículos econômicos e acessíveis as massas, e, isto não se encaixava na filosofia elitista dos diversos fabricantes alemães da época, por este motivo passou por diversas empresas.
No ano de 1930, Porsche fundou em Stuttgart seu próprio negócio, a Ing Hcf Porsche GmbH, com a intenção de fabricar um automóvel pequeno e barato. Era uma firma de acessória de para se associar a empresas fabricantes para sob existir, e logo recebeu uma proposta da CIA de motocicletas Zündapp, que queria entrar no mercado de automóveis, e desta parceria nasceria o Tipus 12, mas foi um fracasso por culpa do motor radial de cinco cilindros refrigerado a água, imposto por Zündapp. Desta maneira acabaria a parceria entre elas.
Ferdinand Porsche.
O ano de 1932 foi horrível para Porsche, quando já estava a ponto de fechar as portas, o barão Fritz Von Falkenhayn, chefe da NSU (filial alemã de Fiat), encarregou-o de desenhar um automóvel simples que se adequasse a difícil situação econômica alemã de entre - guerras. Deste novo desafio nasceria o Tipus 32 que como novidade apresentava um motor refrigerado a ar de 1.470cc muito parecido ao que equiparia definitivamente o “ Bezouro “ anos depois. Quando Fiat soube da existência deste projeto, obrigou a NSU a paralisar sua fabricação por quebra de contrato, os alemães haviam se comprometido a não fabricar mais automóveis com seu nome depois da absorção por parte de Fiat, pouco depois a NSU desapareceria.
Protótipo do Tipo 32 fabricado pela empresa Drauz em 1934.
Porsche estava de novo sem clientes e necessitava alguém muito poderoso que patrocinasse seu projeto. É aqui aonde entra Adolf Hitler que, gostando ou não, sem ele o projeto do Bezouro não seria possível, e que foi a única coisa boa feita por esta “ criatura “. A propaganda nazista queria mostrar e presentear ao mundo "Volksauto" (automóvel do povo) como um triunfo do povo alemão. Hitler foi informado do projeto do Tipo 32 por um antigo companheiro de Porsche na Daimler-Benz chamado Jakob Werlin. Porsche viajou a Berlín e se reuniu com Hitler, ele tinha bastantes conhecimentos automobilísticos e lhe deu algumas idéias próprias de como haveria que ser o "Volksauto". Meses depois, apesar da resistência dos fabricantes alemães, a RDA (Associação alemã de fabricantes de automóveis) contratou a Porsche para desenvolver um novo veículo financiado pela Alemanha, um automóvel familiar para 4 pessoas, com um motor refrigerado a ar, com um consumo de 7 litros cada 100 km, e que chegasse aos 100 km/h.
Tipo 60 conversível em Selva Negra fazendo pruebas.
Assim nascia o Tipo 60 que derivava do Tipo 32, o ano era 1935 e os dois veículos foram levados para a Selva Negra onde percorreriam 80.000 km submetidos a todos os tipos de provas para comprovar a resistência do motor. A partir destes se viriam os modelos V1, por Reutter, o V2, por Drauz e o VW3 por Daimler-Benz.
Ferry Porsche com um conversível V2 fabricado por Dauz.
O VW3 não tinha o vidro traseiro e a tampa do motor cobria até em cima.
Em 1937 a partir dos protótipos a Daimler-Benz construiu o Tipo 30, as formas curvas e clássicas do Bezouro já se mostravam, a parte traseira e dianteira se pareciam bastante, mas a parte traseira não tinha nenhum tipo de janelas, era toda coberta por enormes entradas de ar para que o motor recebesse a maior quantidade de ar possível.
O Tipo 30, mostrando nestas fotos o porquê do apelido de Bezouro.
Em 1938, as grandes entradas de ar da tampa do motor foram diminuídas e se introduziu uma pequena janela partida ao meio o "pretzel" (ou split), foi denominada assim porque lembrava a forma de uma tradicional galleta alemã, este modelo se chamou Serie 38.
Vidro traseiro pretzel (split)
Após ter dado o aval definitivo ao "Volksauto", Hitler se deu conta que a RDA não colaboraria muito para por em série a produção do seu veículo e decidiu que seria mais viável a construção de sua própria fabrica. O lugar escolhido foi o condado de Schloss Wolfsburg, um pequeno porto chamado Fallersleben no Canal Mitelland. A razão da escolha era lógica, a fábrica deveria ter uma via fluvial navegável e uma central elétrica própria para abastecê-la e a sua própria cidade de onde viriam seus trabalhadores.
Hitler na inauguração da fábrica de Wolfsburg, em 26 de maio de 1938.
O Serie 38 passou a se chamar Kdf-Wagen que significa "a força pela alegria", estava disponível em apenas uma cor, e, sua compra era feita ainda na produção através cupons especiais no valor de 5 Marcos que quando formassem o montante de 90, o comprador pagava mais 50 e no momento da entrega financiava mais 200 por dois anos. Não se podia rescindir o contrato que em caso de atraso nos pagamentos, se perdia todo o valor pago até então. 336.600 pessoas aceitaram estas duras condições, mas, em 1 de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, os projetos militares de Hitler paralisaram a KdF-Wagen, a fábrica de Fallersleben substituiu a produção automobilística pela produção de guerra, e nenhuma das 336.600 pessoas recebeu seu automóvel.
Anuncio de venda do Bezouro com cupons de 5 marcos
“ O texto e fotos acima foram retirados e traduzidos do site AMICS DEL VOLKSWAGEM CATALUNYA “ (www.avwc.org).
(continua...)
2 comentários:
Alo Ernie, Belo blog eo post muito interessante coisas que não tinha idéia.
Indico para você um blog que tem tudo haver com paixão pela marca. http://www.divisao3.blogspot.com/
ABS
Gostei do blogg, muita coisa sobre a Volkswagen para recordar.
Postar um comentário