terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ariel 1952


É verdadeiramente um trabalho de arte automotiva.


Fabricado por um construtor de barcos da costa oeste em 1959, que sonhava ter um hotrod único, este veículo reflete uma habilidade superior em madeira.


Após ler um artigo da revista Modern Mechanics, começou a construir uma carroceria de madeira modelada em cima de um motor e transmissão de uma motocicleta ultra rara a Ariel Square Four de 1952.


A suspensão foi tirada de um Citroen da época, e o restante foi feito a mão.


Muitas peças foram aproveitadas de outros veículos da época como as lanternas trazeiras de Cadillac, os faróis são substitutos genéricos da loja, e o tanque de combustível de uma loja de hots da Califórnia.


Dirigir este carro é uma experiência única e para poucos. Ligar motor é fácil, basta girar a chave.


Os pedais são como os de um carro normal, o câmbio é seqüencial de 4 velocidades, os freios a tambor e hidráulicos, mas a verdadeira diversão é cruzar com os olhares incrédulos das pessoas na rua, acelerar firme e sentir como ele permanece estável


O escapamento é fantástico todo feito à mão com suas tubulações de saída lateral. Apesar de todos os equipamentos legais para seu uso nas ruas, ele não possui climatizador de ar ou qualquer outro tipo de conforto.


Após algum tempo de uso o fabricante guardou o carro por um longo período, e mais tarde o vendeu para um colecionador de Nevada.


O carro permaneceu sob os cuidados dele até ser comprado por um amigo do St. Louis Car Museum durante uma rara viagem de caça a motocicletas em Las Vegas, pouco depois o carro foi levado a St Louis e vendido para o Museu. O carro é classificado como uma motocicleta Ariel 1952.


É importante observar a condição original do veículo, a alta qualidade de construção e o excelente cuidado recebido ao longo dos anos para a sua preservação.

Nenhum comentário: